Fale Conosco - contato@cansustentavel.com

Bioconstrução

O que é Bioconstrução

A bioconstrução vem a contribuir enquanto solução para o futuro das construções no Brasil e no mundo. Meios convencionais de se pensar e criar espaços já não atendem às necessidades humanas a longo prazo e tendem a causar problemas de poluição e escassez na natureza. Não há como prosseguir nestes padrões, há de se incorporar o conceito de sustentabilidade na prática de intervir no espaço, respeitando suas características físicas, biológicas e ecológicas e usufruindo dos recursos que dispõem através de uma relação de cooperação mútua entre as necessidades de cada sistema.

Neste campo, apresentamos a essência de algumas das principais tecnologias de bioconstrução que utilizamos. Conheça um pouco sobre este universo de soluções.

"Pense, aprenda, faça, transforme."

Tijolo de Solocimento

O tijolo de solocimento, é desenhado para que as edificações ofereçam maior conforto térmico e acústico e principalmente para que sejam autoportantes, ou seja, para que não haja a necessidade de pilares e vigas nas obras, diminuindo assim o uso de materiais e reduzindo o custo final da obra, além de muitas outras vantagens.

Pau-a-pique

Estruturada em madeira ou bambu, para a execução desta técnica, utilizamos terra própria da região. De fácil execução, o pau-a-pique foi muito utilizada também no período colonial, hoje inserida em projetos de vários países da América do Sul e Central.”

Parede Jardim

Também conhecido como jardim vertical, a parde jardim é uma outra forma eficiente para ampliar o conforto ambiental marcada pela versatilidade quanto às formas de construção. Além dos aspectos de funcionalidade proporcionando a formação de espaços com temperatura mais amena, controlando a umidade e contribuindo para a qualidade do ar,

Solocimento

O uso da terra crua como matéria prima para construções é utilizada a mais de 2.000 A.C., sendo a África e o Médio Oriente as regiões onde foram encontrados os registros mais remotos do domínio das técnicas de arquitetura de terra. O adobe é um dos materiais para construção que menos causa impacto ambiental.

Uso da água

O projeto de bioarquitetura considera a água como um dos elementos determinantes, sendo adotados princípios e designers para um sistema funcional de aproveitamento da água disponível localmente e as tecnologias construtivas para o tratamento biológico de efluentes.

Superadobe

Adaptada por Nader Khalili, arquiteto iraniano radicado nos Estados Unidos. O super adobe é uma das técnicas mais simples, por não necessitar de mão-de-obra especializada, por isso acaba sendo uma ótima opção para construir residências populares.

Saneamento Biológico

Através de plantas específicas, minerais e pequenos animais, é possível criar um sistema inteligente e autônomo utilizando o esgoto gerado como alimento para esse sistema quando desenhado para este propósito. Dentre as tecnologias adotadas em projetos de bioarquitetura voltadas para um saneamento funcional, destacam-se: a fitorremediação, biorremediação, fossa bioséptica e círculo de bananeiras.

Telhado verde

O telhado verde, também conhecido como “telhado vivo”, é um sistema de cobertura que proporciona o conforto térmico e acústico ao criar camadas de isolamento, através de terra e plantas. Trata-se de uma técnica de bioconstrução utilizada em indústrias, fábricas, casas, áreas de uso público e demais edificações para diminuir a temperatura interna dos ambientes e compensar as áreas impermeáveis nos pátios, estacionamentos, dentre outros.

Taipa de pilão

Indicada para regiões de altas temperaturas, deixando os ambientes mais frescos durante o dia e mais quentes durante a noite.

Fechar Menu